Allgarve is allright
Já algum tempo que queria falar desta polémica, que mais que aportuguesada, é uma polémica de bairro. A questão passa pelo nome de uma campanha de promoção do Algarve patrocinada pelo Governo e que se chamará Allgarve. E é de tal modo importante que já foi levada ao Parlamento e acabou numa discussão em que o ministro da Economia chamou de palerma ao deputado Mendes Bota.
Devo começar por informar quem não sabe que o deputado Mendes Bota é algarvio. Já representou o PSD no Parlamento Europeu. Mas o apogeu da sua carreira foi um álbum de música ao gosto popular que, por si só, justifica uma nova campanha para limpar a imagem dos algarvios.
De resto, acho que o deputado Mendes Bota e o ministro Manuel Pinho deviam juntar-se num snack-bar e entre um cheesecake e um ice tea discutirem amigavelmente a importância dos inglesismos na língua portuguesa. É a questão fundamental da nossa cultura. Direi mesmo o pilar da modernidade lusa. O farol que nos guiará nos tempos vindouros.
O que o deputado Mendes Bota sabe é que o Algarve não precisa do apoio do Governo para se promover. O que é necessário é promoção ao fim da corrupção. É terminar com o caos urbanístico e com a especulação imobiliária que leva a construções em cima da praia. E investir em energias ecológicas e evitar a subida da linha de água. Quem sabe assim o Allgarve fique allright!