02 setembro 2005 

Catástrofe


Fiquei muito impressionado com a tragédia humana que está a afectar a cidade de Nova Orleães. As pilhagens, a fome, os desaparecidos, as violações e a destruição. E o que mais impressiona é o facto de tudo isto se estar a passar numa das zonas mais pobres do país mais rico do mundo. Um desastre humanitário que choca ainda mais por não haver um plano de evacuação adequado. Pelo facto das pessoas só terem sido alertadas para a iminente tragédia 24 horas antes do furacão Katrina se abater sobre o Louisiana, deixando os pobres ainda mais desprotegidos. Sobre o facto do presidente norte-americano só ter interrompido as suas férias de cinco semanas três dias depois do horror.

O Katrina vai ser conhecido por trazer a um dos pilares da civilização ocidental a maior das anarquias. Na terra da abundância, as ondas abateram-se com mais violência que nunca sobre quem não estava preparado.

30 agosto 2005 

Candidato? Eu??

Manuel Alegre veio esta noite fazer uma declaração cheia de entrelinhas em que veio dizer o que já tinha dito. Ou seja, que se acha melhor candidato que Soares, que discorda da intervenção do partido na escolha do fundador e que a democracia não é uma monarquia ou uma oligarquia, em que estão sempre os mesmos no poder.

Ora, vamos por partes. Alegre diz que há um capital de esperança que se está a gerar à sua volta. Uma declaração digna de Michael Jackson, vindo duma pessoa com um ego nitidamente inflamado. Aliás, esperança em Portugal é um bem raro.

Que o processo de escolha de candidatos é controlado pelos partidos é um facto. Que é prejudicial é uma constatação. Então, Alegre que se deixe de poesia e avance para Belém.

Quanto à renovação republicana, ficamos todos muito mais aliviados por ver jovens valores como o deputado poeta a se mostrarem disponíveis para os combates que aí estão.


29 agosto 2005 

Summer's Gone


Acabou o Verão
Chegam as nuvens
Despem-se os sonhos
E segue a vida.